Quando um anime chega ao Ocidente, inicialmente os fãs ficam felizes com a notícia, mas logo bate o sentimento de preocupação. Inúmeras séries animadas quando chegaram neste lado do globo, em especial no continente americano, foram modificadas e, algumas vezes, perderam até a “alma” original.Adaptações são necessárias, afinal poucos conhecem a fundo a cultura japonesa e, principalmente, as referências que somente um morador do país conhece. As placas também são um problema, que perdem a função de informar caso o telespectador não saiba os alfabetos Kanji, Hiragana e Katakana.
A linha entre ajudar no entendimento e deturpar a obra original é muito tênue. Por isso, queremos saber: Até que ponto adaptações em animes são aceitáveis?
- Mudar nomes de personagens
- Dublar a abertura
- Usar termos e gírias locais na dublagem
- Trocar objetos e alimentos na edição
- Traduzir placas ou qualquer frase escrita
- Alterar nomes de localidades
- Trocar as cenas e música da abertura
- Renomear a série
- Novas BGMs (músicas de fundo)
- Não seguir a ordem de episódios original
Exemplos não faltam: Usagi virar Serena, em Sailor Moon, onigiri se transformar em um sanduiche. em pokémom, a primeira abretura de Naruto e as temidas alterações de One Piece, que deixaram o anime irreconhecível.
Resultado da enquete anterior
Os leitores do ANMTV não tiveram dúvidas em escolher a década de 90 como a melhor época para assistir atrações infantojuvenis na TV. Ainda assim, muitas pessoas ainda relembram do bom inicio dos anos 2000.
- 1990 – 1.815 Votos
- 2000 – 1.148 Votos
- Outra – 287 Votos
- 1980 – 245 Votos
- 1970 – 74 Votos
Votaram 3.569 pessoas
0 comentários:
Postar um comentário